Foi aprovado por unanimidade na última Sessão Ordinária (29), um Projeto de Lei de autoria do vereador Wellyngton Tavares, que declara de utilidade pública o Rotary Club de Nova Ubiratã.
O Projeto de Lei Nº 008/2023, tem como intuito proporcionar mais benefícios, especialmente à possibilidade de recebimento de subvenções e repasses para implementação dos projetos idealizados pela entidade.
“O Rotary vem a tempos prestando um ótimo serviço à sociedade, como a doação de cadeiras de rodas a quem precisa e muito mais. Este projeto é um ato de agradecimento a todos os serviços prestados a nossa sociedade” assinala Tavares.
Fundado em maio de 2022, o Rotary Club de Nova Ubiratã vem realizando várias ações no município como o empréstimo através do banco de rodas com mais de 30 cadeiras de rodas; mais de 30 cadeiras de banho; 30 andadores e 30 muletas. Esses materiais são fornecidos a qualquer pessoa que faça a solicitação, sem custo algum, para quem pega emprestado, apenas assumindo o compromisso de devolver ao término do uso, para que outras pessoas sejam beneficiadas.
“Antes mesmo de ser fundado o Rotary Club tivemos a construção da “CASA SOLIDÁRIA”, casa essa construída com a participação e doações da comunidade. Essa ação beneficiou uma moradora, em situação de vulnerabilidade em nosso município” reforçou a Vice – Presidente Cleudi Medeiros de Oliveira Marques.
A Missão do Rotary Club é servir ao próximo, difundir a integridade e promover a boa vontade, paz e compreensão mundial por meio da consolidação de boas relações entre líderes profissionais, empresariais e comunitários.
Utilidade Pública
A declaração de Utilidade Pública é o registro viabilizado pelo Poder Público, concedido a entidades, fundações e associações civis como forma de reconhecê-las em caráter de instituições sem fins lucrativos e prestadoras de serviços à sociedade. Além disso, permite à organização inscrever-se em editais, receber recursos públicos, reivindicar nos órgãos competentes a isenção de contribuições destinadas à seguridade social e pagamento de taxas cobradas por cartórios e imunidade fiscal (restrita às entidades de assistência social e de educação).
História do Rotary
De acordo com informações repassadas
por Cleudi Medeiros, o Rotary começou com a visão de um homem, Paul Harris. O
advogado formou o Rotary Club de Chicago no dia 23 de fevereiro de 1905 para que
profissionais de diferentes setores pudessem trocar ideias e fazer amizades
duradouras.
“Com o tempo, o Rotary
gradativamente ampliou seu alcance e visão para serviços humanitários. Hoje,
nossos associados têm um longo histórico de trabalhos sociais, atendendo às
necessidades de suas comunidades e do mundo todo” concluiu Cleudi.